Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Funcionalismo de Durkheim

Durkheim tem o funcionalismo como teoria sociológica, ele afirma que cada um dos indivíduos tem uma função própria na sociedade, assim como o corpo humano, no qual cada órgão possui um certo trabalho. Essa função social, proposta por Durkheim, é regida pelos fatos sociais. Os fatos sociais são definidos como aquilo que é exterior, coercitivo e genérico entre os indivíduos. Os fatos sociais são tendem a se inteligarem, levando a união da sociedade originando a coesão social.

A partir do momento que a união da sociedade se enfraquece, a coesão se torna ameaçada, gerando o estado de anomia social. Os “Justiceiros”, aqueles que acreditam que devem combater os crimes com as próprias mãos, são parte de uma ação movida pelo não funcionalismo do Estado. Já que o Estado não cumpre o seu papel de justiça eles se dão a liberdade de realizar esses atos.

É necessário que compreendamos que a ação dos “Justiceiros” não é a saída para os problemas referentes ao Estado. Devemos levar em consideração a importância das leis, da moral, ou a sociedade entrará em anomia social. Ao chocar em partes a sociedade com sua barbárie, colocamos os “justiceiros”como um fato social patológico. Com isso, concluímos que o funcionalismo de Durkheim faz sentido e explica o que está ocorrendo na sociedade até os dias de hoje.


Bruna Ianela Corrêa – Direito Noturno - XXXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário