Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

  Durkheim em sua obra “ As regras do método sociológico” procura estabelecer a sociologia, partindo do fato social,seu preponderante objeto de estudo.
Para a realização desse estudo, aquele que o realiza deve libertar-se de sua subjetividade, analisando tal objeto de forma objetiva. Assim, há uma maior preocupação com a coletividade,sendo que esta é elevada quando comparada ao individuo. Dessa forma, é construído o funcionalismo na obra de Durkheim, esse compara as instituições e suas funções aos órgãos do corpo humano, os quais possuem cada um respectivas utilidades.
  O autor também formula o conceito de solidariedade mecânica e orgânica , a primeira característica de sociedades tradicionais e a segunda que remete a cenários mais modernos.
  Analogamente, um Estado “doente” faz com que surjam problemáticas na vida social, um exemplo disso é o nascimento de “heróis” nacionais,que usam esse falso título a fim de promover a ação da (in)”justiça” por meio do combate físico,não raro, gerando casos como o de Fabiane (morta injustamente em linchamento).

  É necessário que essa “doença” seja curada , por meio do uso de “medicamentos “ como a lei eficiente.Dessa forma, torna-se possível a fuga do estado anômico e o caminho em direção a cura social civilizatória, a qual deve buscar o bem comum.

Gabriela Losnak Benedicto-1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário