Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Maldade no formol.

     Nascido na França, Émile Durkheim foi o primeiro sociólogo a criar um método sociológico de análise da sociedade. Além disso, o grande pensador francês cria o conceito de um Fato Social, que seria algo que decorre da vida em sociedade. Mais precisamente, o fato social é toda maneira de agir, pensar ou sentir exteriores ao individuo que possuem poder coercitivo. Como exemplos de fatos sociais temos: maneiras de agir, regras jurídicas, dogmas religiosos entre outros.
     Está presente na teoria durkheimiana a distinção entre dois fatos sociais, o normal e o patológico. O normal é todo aquele fato social cujos efeitos são previstos na sociedade, e patológico é todo fato social que é desviante em relação aos 'padrões' da sociedade.
     Trazendo a questão à atualidade é possível notar situações destoantes aos padrões da sociedade, como por exemplo os linchamentos que estão ficando cada vez mais recorrentes. Esse tipo de atitude contra pessoas supostamente culpadas por algo ruim, como um crime ou até mesmo por 'praticar magia negra', está constantemente nos noticiários, e o mais espantoso disso tudo é o fato de os 'justiceiros' terem um apoio considerável da sociedade.
     Se analisados minuciosamente, é possível fazer um paralelo dos acontecimentos atuais com o tempo de Jesus Cristo, uma vez que os 'criminosos' eram linchados e crucificados, mas nem sempre quem sofria com isso de fato tinha praticado algum crime ou magia negra. 
     Com base nos exemplos dados, tanto no atual como no do tempo de Jesus, é possível se notar a mesma essência dos atos praticados. As sociedades evoluíram, a tecnologia evoluiu, mas a ignorância ou a maldade permanece a mesma, conservada em formol.


                     Victor Borges Dijigow  1ºano-Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário