Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Os linchamentos sob o prisma de Durkheim

       Émile Durkheim nasceu na França em 1858, sendo um grande contribuidor para a metodologia sociológica. Durkheim introduz esse pensamento em sua obra "As Regras do Método Sociológico", que é baseado nas ciências naturais, e por isso, incute uma maior objetividade ao estudo sociológico desenvolvido na época. 
       Dentre outros pontos, o autor destaca o objeto de estudo da sociologia como sendo os fatos sociais, que seriam a expressão da socialização humana - processo em que surge a consciência coletiva, que nos diferencia de animais selvagens, segundo o francês. Para tais fatos, contudo, são necessárias algumas características: generalidade, exterioridade e coercitividade, salientando-se a necessidade de forças coercitivas para a existência do fenômeno social destacado.
     Essa consciência coletiva, manifestada pelos fatos sociais, cria uma coesão social, matéria prima de sua teoria funcionalista. Entretanto, esses elos criados podem ser enfraquecidos por diversos fatores internos e externos, configurando a anomia.
       A anomia é a desconfiguração da coesão social e o rompimento da ordem estabelecida. A partir daí, gera-se um cenário propício à mudança de valores, morais e costumes régios à sociedade. Pode-se relacionar esse fato com os linchamentos que ocorrem em diversas localidades do país atualmente.
   Fenômenos que vistos através da ótica dukheimiana, sugerem o enfraquecimento de instituições como o Estado e órgãos que visam a segurança pública. Abrindo margem, portanto, para a emergência de novos valores e consequentes costumes como os linchamentos, ou como são chamados, o "fazer justiça com as próprias mãos".
        

Kalinka Favorin Rodrigues - 1º Ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário