Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Linchamento como um reflexo da sociedade

O Brasil tem registrado nos últimos tempos vários casos de linchamento. Essas ocorrências são decorrentes de gente que tenta fazer justiça com as próprias mãos, essa vontade de efetivar a justiça é proveniente da ineficiência do sistema judiciário brasileiro. Essa ineficiência não se efetiva como propriamente dita, mas como um afogamento dessa parte da justiça brasileira.
Segundo sociólogos embasados na teoria do “fato social” de Durkheim esses linchamentos nada mais são do que consequência de outro fato social. As pessoas não cometeriam os linchamentos se a justiça brasileira não se encontrasse tão fragilizada. Contudo esses linchamentos são medidas tomadas erroneamente por pessoas que se dizem justiceiras em favor do bem estar social.
Contudo, a maior parte da população brasileira não concebe a existência de uma conexão entre os fatos e justificam um crime com outro crime de igual ou pior crueldade. Esses muitos crimes não passam por um julgamento prévio, não que eles se justificassem com a existência de um julgamento, mas além de impensados esses linchamentos acabam por vitimar várias pessoas inocentes.
As decisões nessa área judicial devem ser tomadas apenas pelo poder judiciário, o qual apresenta pessoas preparadas para tais atos. Se os brasileiros se sentem insatisfeitos com seus representantes devem procurar a solução nas eleições. O processo eleitoral é o modo mais efetivo de um cidadão contribuir para a justiça brasileira.

Tiago Paes Barbosa Borges – 1º ano Direito Diurno


Nenhum comentário:

Postar um comentário