Sentindo-se descontente com a própria carga de conhecimento, Descartes lançou um novo olhar à realidade que lhe era mostrada: ponderou sobre questões existenciais e filosoficas , em busca de um conhecimento verdadeiro que só poderia ser alcançado após deixar de lado as convicções pessoais.
A transformacao social decorrente desse pensamento é imensuravel: a libertação dos homens perante os dogmas religiosos, em em alguns casos, até mesmo o desligamento crítico da crença na existência de divindades, o surgimento do ateísmo, do agnosticismo estão vinculados de forma intrínseca ao questionamento sobre o mundo que nos cerca, apesar de Descartes ter partido do princípio de qur Deus existe quando formulou seu pensamento.
Postulando que o homem tende à inclinar-se à paixão devido à sua sociabilidade, Rene Descartes procurou construir um método racional para a busca do conhecimento, segundo o qual essa caracteristica humana e os possíveis erros advindos dela seriam amenizados.
Para o desenvolvimento tecnológico, isso representou a possibilidade, por exemplo, dos estudos com células tronco , a realização de transplantes de sangue , de órgãos , pesquisas e manipulacao sobre o surgimento da vida, com fertilização, aborto e eutanásia como exemplos ainda amplamente discutidos , mas que outrora sequer seria possível pensar a respeito.
Descartes nos mostrou que nada é indubitável, e que a dúvida não representa ameaça às nossas convicções, pois se essas forem falsas, esse método de revisar nosso conhecimento nos libertará de idéias errôneas e irreais.
Gabriela Passos Ramos Alves - Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário