Uma razão cartesiana
René Descartes é um filósofo francês da cidade de La Haye ( 300 km de Paris) nascido no ano de 1596 que revolucionou a forma de se enxergar a metodologia de ensino. Segundo o pensador, a busca pelo saber deveria apresentar um embasamento racional . Todavia, sua idéias foram inovadoras para época gerou polêmicas e revolucionou - a longo prazo - a maneira de se obter o conhecimento .
Descartes colocou em xeque e venceu algumas formas antigas de obter “ o saber” de sua época,quando costumeiramente o ensino era simplesmente baseado em dogmas e mitos. A partir de suas idéias é que se criou o método Cartesiano de ensino - utilizado até os dias de hoje em algumas áreas da educação - baseado nos questionamentos e essencialmente na razão . Na Obra “ Discurso do método”, o pensador enalteceu a razão ao ponto de criar uma polêmica entre um suposto rompimento com o pensamento religioso também vigente na época . Entretanto, Descartes esclarece tal questionamento ao dizer que não há incongruência entre a o pensamento racional e fé. Afinal,para o filósofo,fazer ciência é elevar a fé ao seu ponto máximo e desvendar os segredos divinos da criação do mundo.
Vê-se assim, que René Descartes merece toda importância dada a ele nos dias atuais pois apesar de suas idéias já terem séculos de existência e algumas terem sido aperfeiçoadas, em suma, ainda são utilizadas em diversas áreas do conhecimento do século XXI .
Guilherme A. A. Dadalto - Direito/Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário