René Descartes, conhecido como pai da metodologia científica propunha uma fragmentação do conhecimento em busca do aprendizado da verdade, baseado em propriedades experimentais. Com o questionamento e a racionalidade como base de seus estudos, criou um método que tem por base três etapas: questionamento, fragmentação do objeto estudado e revisão.
O autor de "O discurso do método" também critica o ensino tradicional que recebeu por não constatar utilidade na promoção de mudanças em seu contexto.
Analogamente, é possível fazer uma comparação com o contexto atual na medida em que a educação vigente, na maior parte das escolas do Brasil, não propõe um ensino que estimule os alunos em seus talentos individuais, não utiliza o recurso de provocar o questionamento de cada um e faz-se com que os aprendizes tenham que saber um pouco de tudo e muitas vezes, não se interessarem realmente pelos estudos, fazem-no como obrigação e por isso não aplicam o que aprendem em prol de beneficiar a sociedade a sua volta e promover mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário