Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

Pensamento positivo como alavanca para o progresso

Partindo de Bacon e Descartes, hoje chegamos a Augusto Comte e a sua filosofia positiva. Essa filosofia é o marco do amadurecimento do espírito e do pensamento humano, o homem pensando positivamente deve deixar o estágio teólogico e o metafísico para atingir o verdadeiro conhecimento do mundo e suas relações, sem influências da religião e do misticismo. Esses primeiros estágios têm sua importância também, que é de dar base e progressivamente levar a mente humana ao último e mais essencial deles, que é o estado positivio. Comte define o positivismo como algo real, útil e certo, sendo capaz até mesmo de corrigir a anarquia social e reestabelecer a ordem. E daí surge a frase que temos estampada em nossa bandeira: "Ordem e progresso"... estes são dois príncipios interligados e o segredo para o bom andamento da sociedade.






Por ordem se entende que cada indivíduo ou mesmo cada parcela da população está em seu devido ligar e cumpre sua função que lhe é designada. Metaforicamente, pensando na sociedade como corpo, cada membro e cada orgão aceita sua posição e finalidade, não querendo tentar ser uma outra parte, pois assim nasce a desordem e a patologia social, e como consequência disso surge as revoluções, protestos e a estagnação. Por exemplo, um operário não pode querer ser patrão, se assim for deixará de cumprir suas obrigaçõese ainda prejudicará quem ocupa este cargo. Um ponto muito importante de se ressaltar é que Comte não quer transformar drasticamente o mundo, mas quer curá-lo para que ele possa progredir. E esse progresso se dá, como já ficou claro, quando cada membro ocupa seu lugar e dessa forma a sociedade evoluiu naturalmente, se desenvolve e gera benefícios a todos, inclusive novas invenções, descobertas científicas, novas curas e remédios, etc.




Nessa sociedade ideal positiva deve existir também a solidariedade como âncora dessa ordem. Onde uns ajudam os outros no desempenho de seus encargos. A concorrência não tem vez, já que incentiva a buscar sempre mais do que lhe é devido, o que pode interferir e prejudicar outros membros do corpo social.




Comte ressalta ainda outro ponto para a melhora do individuo tanto socialmente tanto como ser pensante, que é a reforma na educação de forma ampla e universal. O sistema positivo prevê uma quebra do isolamento das ciências, e uma então combinação delas. Para que esse pensamento não seja fragmentado e nem concentrado em uma só parte, é necessário se conhecer tudo pra se ter noção da importância do todo, o positivismo não pressupõe nunca o individual, já que assim a ordem não pode ser estabelecida. Ademais, a ciência deve ter uma relação muito íntima com a técnica, para que não seja atingido somento o fim prático, mas também a interpretação do mundo. O objetivo é gerar uma reforma mental para introduzir-se o positivismo, como forma de substituir a agitação que as outras filosofias, religiosa e metafísica, promovem.




O saber positivo desperta o gosto pelo seu trabalho, a filosofia positiva é concentra-se na vida real, e afasta o homem das ambições, das ilusões e da não-aceitação de seu papel social. E principalmente, que o homem crie dentro de si sua própria noção de moral, baseada na felicidade e bem estar do todo, como um bem público, e não aquela imposta por outras filosofias, que tendem a ser individuais e onde as pessoas tentam buscar a felicidade e a salvação somente para si.




Com tudo isso que foi exposto a respeito de Comte, que é somente uma pincelada, pode-se dizer que sua intenção de manter o pensamento do homem no coletivo e como parte de um corpo social; além de procurar uma transformação através da educação, são ideiais louváveis porque assim a sociedade verdadeiramente se transforma, sem guerras, onde cada um tem uma importância vital e desempenha sua função se preocupando com o bom andamento e felicidade de todo o corpo, que será benéfico para todos.

Ana Beatriz Taveira Bachur 1º ano diurno


Nenhum comentário:

Postar um comentário