Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

" O homem resume nele todas as leis do mundo "



SOLIDARIEDADE: dependência mútua entre os homens; sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente; relação mútua entre coisas dependentes, ; Direito Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras. ( dicionarioweb.com ).



Auguste Comte afirmava que solidariedade é progresso! Mas infelizmente, esse pensamento dissipou ao longo do espaço e do tempo e não ganhou força na nossa atual sociedade, caracterizada como individualista e egoísta.






Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como Auguste Comte nasceu no ano de 1798 e faleceu em 1857. Ele foi um filósofo francês de extrema importância e que trouxe ideias revolucionárias no campo da filosofia e sociologia, pois além de ser o sistematizador da sociologia, fundou o tão conhecido e estudado positivismo.



Comte vivem em uma época muito conturbada e marcada por várias revoluções; e esse momento histórico que incluia e universalização dos meios de produção e a ascenção do capitalismo foi essencial para a concretização da sua corrente de pensamento. Pois era perceptível a mudança que a sociedade estava passando e por isso era necessário compreender tal evolução, assim, o francês pretendeu realizar por meio da ciência uma reforma social, afirmando que a única ciência capaz de reformar a sociedade é a sociologia ou a física social. Com isso percebemos o quão vago era o estudo do homem dentro da sociedade até então, porque foi a partir de Comte que surgiu a ciência que analisa o homem , buscando explicar as coisas mais práticas e presentes na vida do homem. Comitantemente, o sociólogo teria que diagnosticar a patologia do corpo social.




Além disso, o filósofio e sociólogo sempre citou e partiu dos princípios dos filósofos Descartes e Bacon, iniciando, assim, a concretização da sua filosofia positiva, afirmando que tais pessoas foram precursoras do positivismo. Agora vamos analisar o que o método empregava.



O Estado Positivo era o último seria o último na construção conhecimento e antes dele havia outros dois, o estado teológico e matafísico. O Estado Teológico prega que os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade e no meu ponto de vista tal estado é muito vago e sem conretude. Já o Estado Metafísico é uma transição entre a teologia e o positivismo. E por fim, temos o Estado Positivo, na qual representa a evolução máxima do pensamento humano e o amadurecimento do espírito, preocupando-se unicamente em descobrir, graças a combinação do raciocínio e da observação, suas leis efetivas. Entretanto, a filosofia positiva corrigira a anarquia intelectual e reestabeleceria a ordem.




Nesse contexto, não podemos deixar de citar a influência no positivismo em nosso país. Esse fenômeno é visível no lema da nossa bandeira: ORDEM E PROGRESSO ( fórmula máxima do positivismo).

Comte, acredita que com mais ordem o progresso vem mais rapidamente, pois 'estar em ordem' é uma expressão de uma sociedade saudável e sincronizada e como disse anteriormente, a solidariedade ajudaria para o progresso da nação.



É preceptível que tal lema é constantemente afirmado nos dias atuais, pois percebemos em diversos países como por exemplo a China que a sua sociedade ordenada trouxe para os chineses um grande avanço ecônomico no cenário mundial, podendo em uma futuro não muito distante ultrapassar a os Estados Unidos.




Essa visão de conjunto deve ser incluída na educação universal, pois ela seria a base sistemática da sabedoria humana. E falando em educação, Comte conclui que a instrução pública positiva deve ser estendida também aos proletariados, pois como eles não entraram em contato com o ensino metafísico, eles aprenderiam melhor a essência da filosofia. E ao invés de participarem do poder político, os proletariados, em contrapartida, receberiam programas de assistência social( atendendo seus reais interesses), qualquer semelhança aos dias de hoje é pura coincidência.




E assim, conclui-se que Auguste Comte contribuiu enormemente para tentar desvendar os 'mistérios' que envolvia a sociedade marcada por revoluções e mudanças sociais. E tanto a sociologia quanto o positivismo tem grande influencia e espaço no século XXI, e lamento apenas o fato de que a primazia da sociedade sobre o indivíduo e a solidariedade ainda sejam elementos crus nos dias de hoje.












Nenhum comentário:

Postar um comentário