Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

Corpo social

A filosofia positiva possui como uma de suas máximas " Ordem e Progresso". Para entender esse lema devemos analisar o pensamento de seu idealizador: Auguste Comte. Segundo o filósofo, é impossível uma sociedade evoluir em meio ao caos. Para tanto, é necessário garantir os direitos mínimos de toda a população ( dominantes e dominados), desse modo, evita-se a insatisfação, a qual é geradora de desvio da ordem.
Com a garantia dos direitos mínimos, cada indivíduo poderá desempenhar sua função social ciente de sua importância dentro da sociedade. Forma-se a noção do Corporativismo, que pode ser definido como solidariedade entre as classes, pois no Positivismo o progresso é social e não individual.
Como forma de exemplificar essa filosofia, podemos nos ater à Era Vargas ( 1930-1945) para observar sua influência no século XX. Durante esse período houve um grande avanço social, pelo menos para os trabalhadores urbanos, com a criação do salário mínimo, do décimo terceiro salário e do sistema previdenciário. Os " trabalhadores do Brasil" eram reverenciados todo final de tarde no programa de rádio " Hora do Brasil". Todo esse aparato garantia a ordem nacional e o avanço em áreas como a infraestrutura. Em contrapartida, havia a privação da liberdade de expressão.
O Positivismo defende, pois, um Estado forte, o qual por meio da ordem ( sincronia da sociedade) está apto a progredir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário