Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

O Positivismo e a Sociedade

O positivismo surge devido ao grande progresso das ciências naturais, particularmente das biológicas e fisiológicas, do século XIX. Tenta-se aplicar os princípios e os métodos daquelas ciências à filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida.


O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

E mais, o estado positivo é o último estágio da construção do conhecimento.

O espírito humano, em seu esforço para explicar o universo, passa sucessivamente por três estados:

a) O estado teológico ou "fictício" explica a natureza mediante a crença na intervenção de seres sobrenaturais;

b) O estado metafísico substitui os deuses por princípios abstratos. O homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.

A explicação dita teológica ou metafísica é uma explicação psicológica. A explicação metafísica tem para Comte uma importância sobretudo histórica como crítica e negação da explicação teológica precedente.

c) O estado positivo é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e a responder aos últimos por quês. Caracteriza-se pela subordinação da imaginação e da argumentação à observação. A noção de causa é substituída pela noção de lei.

No Brasil, os republicanistas, inspirados na filosofia de Auguste Comte e na sua Teoria dos Três Estados ou Estágios de Civilização (o teológico, o metafísico e o científico ou positivo), que se opunham aos democratas defendiam uma república provisória com meio para alcançarmos a ordem e o progresso. Destacam-se nas suas atividades, as seguintes medidas republicanas sob a influência do positivismo:

  • a bandeira republicana com o seu dístico ORDEM E PROGRESSO;
  • a separação da Igreja e do Estado;
  • o decreto dos feriados;
  • o casamento civil.

Comte distingue a sociologia estática (estudo da ordem social) da sociologia dinâmica (estudo da evolução da sociedade). A sociologia estática estuda as condições gerais de toda a vida social. Três instituições sempre são necessárias para fazer com que o altruísmo predomine sobre o egoísmo (condição de vida social). A propriedade, a família e a linguagem.

A sociologia dinâmica estuda as condições da evolução da sociedade: do estado teológico ao estado positivo na ordem intelectual.

O Positivismo tem, pois, por finalidade colaborar para estabelecer uma educação e uma instrução, de cunho altruístico, científico e industrial, visando incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas.

Um comentário:

  1. Texto é uma colcha de retalhos com colagens da internet. Como futuro advogado, deve saber que plágio é crime, não é mesmo?

    ResponderExcluir