Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

A confirmação de uma nova categoria de pensamento

No final do século dezoito nascia um dos maiores nomes da filosofia da Idade Contemporânea fundador , ou melhor , expoente da Filosofia positiva . Nascia Augusto Marie François Xavier Comte.
Antes de analisarmos seu método, precisamos saber qual é seu significado e o contexto histórico.Positivo , segundo a concepção de Comte , é " o Real frente ao quimérico - ( ilusório , irreal )-, o Útil frente ao inútil, o Certo frente ao incerto".Mas por que o positivismo surgiu no final do século dezoito ? A resposta está um pouco antes com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa. A Europa passava por um período de transformações radicais , mudanças no " estrato " social ; as ideologias se tornavam outras , o modelo econômico e político se tranformava , enfim, os paradigmas eram outros. Logo a filosofia positiva se firma , tem seus pilares fixados naquele momento ( pois o próprio Comte considera Descartes e Bacon precursores desta), para explicar o momento , criticá-lo ( análise da situação como um todo ) e legalizá-lo , em algumas situações.
O positivismo carrega a essência da defesa do método, como forma de obter distância do observador - para que as conclusões sejam as mais imparcias o possível . Além disso tem como fundamento a crítica à psicologia :" É por ter desconhecido esse fato essencial que nossos psicólogos foram conduzidos a tornar por ciência seus próprios sonhos, acreditando compreender o método positivo por ter lido os preceitos de Bacon e os pensamentos de Descartes ".
Devido ao contexto histórico e ao estágio de evolução em que o homem se encontrava, Filosofia positiva marcava o amadurecimento do espírito humano( já que o homem é misto de razão e emoção, coração e mente , precisaria do desenvolvimento da alma , já que o corpo ja se encontrava em estágio de evolução maior.Assim, o paradigma newtoniano da gravidade é adotado como fator modelar para a ciência moderna.Privilégio não da descoberta das causas mais íntimas, profundas, característica da teologia e da metafísica, mas das leis que regem os fenômenos, ou seja a busca das causas é insolúvel.Aplicando essa teoria de uma forma mais clara, para que seja atingido o bem comum na sociedade , esta tem de ser analisada como um todo , funcionar como um todo. Ou seja , não se valorar uma classe em detrimento com a outra, mas exigir de todas seus níveis máximos de capacitação.Do mesmo modo que os intelectuais têm grande papel na sociedade, os trabalhadores também o têm , pois sem eles a execução da teoria proposta pelos pensadores seria inviável.É estabelecida intão uma hierarquia do pensar e do fazer ( ressaltando a capacitação de cada ).
Eis , então, as propriedades fundamentais da proposta positivista:
1) Vislumbramento das leis gerais da sociedade, fundamentado no conhecimento das " leis lógicas" dos fenômenos.Estática: condições orgânicas de que dependem/Dinâmica: marcha efetiva do espírito humano.
2)Reforma da educação: romper com o isolamento das ciências
3)Conhecimento é uno: filosofia positivista exige a combinação de várias ciências.
4)Filosofia positiva como base para a reorganização social da sociedade moderna.
Comte também fala da importância da educação universal e mostra "tipos" de inteligência : empreendedores e operadores diretos.O espírito positivo deve ser melhor compreendido pelos operários , tendo em vista seu contato direto com a natureza. Saber positivo como "lazer" à classe trabalhadora, aproximando-a do direito.Diferentemente so saber metafísico, o saber positivo afasta os trabalhadores da anarquia e das ambições materiais.
Para Comte, política popular adequada só é possível com o POSITIVISMO. O saber positivo rompe com o engodo da perspectiva de participação no poder político.É necessária a substituição por um "programa social ", mais afeito aos interesses reais do proletariado.O discurso metafísico não seduz as massas porque não consegue contemplar suas necessidades essenciais.
O desejo de emancipação dos modernos leva à crise moral. A moral religiosa também é contrária à essência da vida moderna, cujo objetivo é a salvação pessoal, individual. Ao contrário da moral católica , o positivismo prevê a primazia da sociedade sobre o indivíduo, a idéia de Solidariedade tem lugar central na organização social positivista.Então , para que a sociedade funcione e se emancipe são necessários , simultaneamente o Progresso ( =manter o "status quo ") e a Ordem.
Por fim, a idéia de Felicidade está associada ao bem público. Esta vinculada a bem público se sobrepõe ao parâmetro pessoal de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário