Sociedade Moderna
Durante a Idade Moderna ocorreram muitas transformações. Esta consiste no abandono de ideias dogmáticas e a abertura para o questionamento. Francis Bacon e Rene Descartes são referências da época e abordam sobre a mudança na maneira de pensar. Isso porque ambos chegam a conclusão de que o modo de pensar aristotélico não serve mais. Assim, apesar de pertencerem a correntes filosóficas diferentes, tanto Descartes quanto Bacon, acreditam que fazer ciência é questionar, duvidar. Estes, evidentemente, seguindo um método que deverá auxiliar a encontrar uma conclusão verdadeira (porém plausível de questionamento, uma vez que o homem é falho). É também a primeira corrente filosófica a realmente se preocupar com a realidade. Ademais, para Descartes, a verdadeirarazão é absoluta e universal – ou seja, não se deixa enganar e é a mesma em todos os seres humanos. Para Bacon, “Saber é poder”, portanto, ele acredita em uma razão instrumental.
Nesse mesmo contexto, há também uma valorização maior do ser humano que influenciará a filosofia também. Por exemplo, a frase “Penso, logo existo” de Rene Descartes coloca um foco no ser humano porque este seria o único ser racional. E Francis Bacon acredita que o homem é capaz de usar o saber para controlar a natureza.
Todas essas ideias trazidas por essa nova filosofia (desde o questionamento, até o antropocentrismo) são muito atuais uma vez que muito da nossa forma de pensar ainda é inspirada nesses pensadores modernos.
Primeiramente, o questionar é a base de toda ciência. Questionar é a única forma de começar a formular uma hipótese. Isso revolucionou a ciência porque o homem começa a duvidar e, ao mesmo tempo, a pensar sobre a realidade. A medida que ele raciocina sobre a realidade, começa a enxergar situações absurdas que antes eram justificadas e aceitadas. Portanto, sem dúvidas, esse questionar atrelado à preocupação com a realidade, resultou em grandes avanços e, até hoje, ainda traz melhorias. Assim, a filosofia moderna se faz presente na atualidade nesses dois âmbitos: tanto na necessidade de questionar, quanto na ciência preocupada com a realidade. Uma filosofia que se afasta da realidade, hoje em dia, é muito criticada uma vez que os grandes problemas atuais (como a fome, o feminicídio) ainda não encontraram soluções efetivas. A fuga da realidade não é mais plausível para os verdadeiros cientistas. Esta deve ser encarada. A focos são ela e, também, o homem.
Dessa forma, chega-se ao segundo ponto que aproxima-se da filosofia moderna. Além do que já foi dito, a filosofia moderna também é a primeira a dar enfoque no ser humano. Isso é muito atual, uma vez que há muitos problemas nos dias de hoje que são consequência da falsa ideia de superioridade do homem. Os problemas ambientais, por exemplo, só tem aumentado nos últimos anos e isso acaba sendo também decorrente desse pensamento. O homem moderno e contemporâneo, assim como Bacon dizia, acredita ser capaz de domar a natureza. Bacon não tinha como prever o que iria acontecer e, provavelmente, a ideia dele de domar a natureza fosse bem diferente do que se tem na atualidade. Mas, de qualquer forma, esse pensamento, provavelmente, fundamentou muitos dos próximos acontecimentos e é sim muito presente na nossa sociedade. Inclusive, até pouco tempo, o homem acreditava que suas atitudes relacionadas ao progresso não teriam consequências uma vez que ele é provido da razão.
Mais algumas observações acerca do que foi dito: Muito da ciência está fundamentado na filosofia moderna. As ciências foram de fato divididas apenas após a filosofia moderna. Isso também contribuiu, e ainda contribui, para o avanço individual de cada ciência, possibilitando maiores descobertas e avanços nas diferentes áreas. Além de essa divisão continuar sendo base da ciência atual. Ademais, o ser humano no geral ainda acredita ser capaz de controlar a natureza. Portanto, diante de fortes semelhanças entre as ideias do pensamento moderno e a atualidade, é possível afirmar que a filosofia moderna foi tão relevante na escala histórica que ainda influencia, e até determina, opensamento dos seres humanos. Incrivelmente, as ideias escritas por Rene Descartes e por Francis Bacon há quatro séculos permanecem atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário