O século XVIII também conhecido como "Seculo das Luzes" foi uma época determinada pelo racionalização das ideias a cerca do mundo que antes eram determinadas pelo teocentrismo, ou seja o que antes era explicado através da fé e do dogmatismo foi esclarecido por meio do experiencialismo e da sapiência.
Francis Bacon e René Descartes foram grandes nomes do iluminismo e por meio de suas ideias transpostas em livros esses filósofos tinham a aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida. Esses grandes pensadores modernos tinham a crença de que a natureza deveria ser modificada e entendida em favor do homem, porém os filósofos também tinham grandes divergências em seus pensamentos.
Francis em seu livro "Novo Organum" discorre sobre a ciência moderna, que deve ser fundamentada pela razão e pelo empirismo, ou seja, ele acreditava que o conhecimento deveria se orientar pela experiencia sensorial e pela sua investigação, sem levar em conta pré-noções.
Já René Descartes em seu livro "O discurso do método" disserta sobre o racionalismo cartesiano. Para o pensador a duvida era o primeiro passo para chegar ao conhecimento, antes passando por varias etapas de confirmação da veracidade de seu conhecimento, já que a razão não poderia ser baseada em seus sentidos.
Passados 3 séculos do iluminismo e da sua busca pela racionalização do mundo e da procura por suas verdades o mundo continua em busca do conhecimento, Filósofos como Bacon e Descartes foram fundamentais para o estudo de um conhecimento funcional em prol do desenvolvimento humano.
Paola Santos de Lima
Direito - Noturno
1°Período - UNESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário