Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de março de 2020

"Eu penso que penso, logo, deve existir."


No começo, nada existia
Era o que eu pensava
Mas eu pensava
Logo, existia.

No começo, eu pisava sobre a rocha da verdade
Que se desfez como uma tempestade de incerteza
Em cuja a dúvida era parte essencial de sua natureza
E tendo a razão como minha guia
Livrei-me dos dogmas e da vaidade.

Então eu entendi
Que meus olhos não sabiam enxergar
Que com os ouvidos eu não aprendi a ouvir
E com as mãos, eu definitivamente não conseguia sentir
E logo me despi da minha sensibilidade, que fazia o mundo tão mais belo
Tão mais fácil de entender.

O meu passado irracional
Pesado, bruto, apesar de superficial
Abandonei em uma pilha de Descartes.

Anos depois, sabendo o que sei
Que existo, e nada mais
Vejo homens voltando para trás
Medindo o mundo com suas réguas comuns
Construindo um conhecimento tão plano
Quanto a Terra em que vivem.

Aqueles que se valem da razão entoam:
“Isso não existe! Como pode haver tanta certeza
em um mundo onde a ciência tudo põe a prova?”
Pois lhes digo que existe
Já que os homens que andam de costas também pensam
Pensam que pensam.




Matheus Ferrete - 1ºAno de Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário