Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de março de 2020

   DESCARTES E BACON NO MUNDO ATUAL

   A ciência moderna é fruto das ideias dos pensadores Descartes e Bacon à medida que é guiada pela razão e experiência, somada à ausência de sentimentos e pré-noções. No contexto atual, observa-se a influência dos preceitos estabelecidos pelos filósofos no método científico, que baseia-se no questionamento e experimentação para chegar em consensos. Os pensamentos defendidos por esses dois pensadores continuam sendo usados e são de extrema relevância.
    Ademais, descartes defende a ciência como elemento transformante para o bem do homem. Porém é visível da modernidade o uso da ciência para benefícios individuais ou como meio de sobressaliência de um país ou nações sobre outro(a) Como ocorre no uso de tecnologias bélicas nos conflitos. Ainda sim, é marcante a ciência como forma de melhoria à medida que o estudo e o conhecimento esclarecem a mente humana criando um senso crítico, além das diversas invenções que melhoram a vida do homem no âmbito da tecnologia e da medicina.
    Outro ponto marcante defendido por bacon é a cura da mente através da regulação por mecanismos da experiência e razão. Nesse contexto a mente deve desvincular-se dos ídolos para clarear a perspectiva de mundo. E atualmente, ainda é visível a influência dos ídolos, que consistem em falsas percepções da realidade, no pensamento e nas ações humanas.
   Em suma, ainda que o método científico aprimorado pelos pensadores seja de extrema importância e represente a base da ciência moderna, as dificuldades enfrentadas pela ciência persistem. Nesse contexto, destaca-se o excesso informacional, o conceito de pós-verdade e fake news,quem em conjunto caracterizam uma sociedade repleta de falsas informações rapidamente difundidas pelas tecnologias de comunicação. Dessa forma sem a razão e a experiencia guiando a mente humana, mesmo com todo a avanço científico, há a possibilidade do homem adotar dogmas sem embasamento e cair em convicções erróneas.

- Pedro Cozac
período matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário