Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
segunda-feira, 9 de março de 2020
A filosofia moderna no mundo contemporâneo
Descartes foi o precursor da filosofia moderna, a qual pela primeira vez tirou o foco da natureza e o colocou sobre o próprio Homem. Despreocupado com o mundo exterior, o filósofo buscava conhecer o interior do sujeito com o auxílio da razão, a qual era totalmente independente do meio. Ademais, outro pensador com um papel de extrema relevância foi Bacon, com seu novo método científico empírico, doutrina a qual a experiência e a indução levam ao verdadeiro conhecimento.
Infelizmente, apesar de todo esforço e horas de reflexão dos antigos filósofos parar aprimorar o estudo da razão, o mundo pós moderno está cheio de achismos, onde uma notícia online sem base científica - ou até mesmo sem sentido algum - é compartilhada para milhares de pessoas. A sociedade contemporânea, ainda que tenha chego ao ápice do saber científico e da divulgalção de ideias, não sabe lidar com essa quantidade exacerbada de informação, o que resulta em uma sociedade controlada pelos ídolos baconianos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário