Desde o advento da visão iluminista nós vemos os mundo em partes, Economia, Direito, História etc. Essa visão mecanicista, o mundo como uma maquina, continua em vigor em grande parte de nossas ações, prejudicando nossa habilidade de resolver nossos problemas, pois todo problema é resolvido sob esta perspectiva, consertando a peça , se resolve o problema. Por exemplo, a educação pública é ruim, institui-se as cotas, a desigualdade gera o crime, contrata-se mais policiais, isso se repete na resolução dos problemas em geral, resolve-se algo sem pensar em sua relação com outros problemas, sua interdependência.
No filme "Ponto de Mutação" há a procura da interdependência entre as coisas, a saúde esta ligada à alimentação, que se liga à agricultura, que se liga à economia e assim por diante. No filme uma das personagens vê o mundo como um grande sistema, uma reação à visão mecanicista, tudo deve ser encarado como relações, pois resolvendo os problemas pontuais, não se chega à solução dos problemas em geral. O mundo deve transcender a visão mecanicista.
O filme revoluciona ao tentar lutar contra a visão de Descartes e Bacon, defendendo a visão do mundo não como partes separadas e sim como um todo que se relaciona o tempo todo, só assim pode-se resolver os problemas do mundo atual, complexo como ele o é.
Juan Antônio Miranda Castilho- 1° ano- Matutino
Juan Antônio Miranda Castilho- 1° ano- Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário