Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

Utopia x Pragmatismo



    “O Ponto de Mutação”, filme de 1982, trata de assuntos muito debatidos na realidade atual: a questão da saúde mundial, o feminismo, a desigualdade socioeconômica e a preservação do meio ambiente. Tais temas começaram a ganhar espaço nas discussões a partir do pós-guerra, contexto no qual o filme foi produzido, e para eles ainda não há solução, por isso ainda são questões atuais.
       No filme, a cientista propõe uma resolução para os problemas: começar a pensar no planeta e na humanidade como um todo, “um só, uma só realidade”, isto é, suprimir o método cartesiano de tentar entender parte por parte do sistema para, depois, buscar uma solução para cada uma dessas partes separadamente (utopia). Em contrapartida, o político a interpela sobre como colocar em prática essa ideia de pensar em uma unidade (pragmatismo).
       Assim, percebemos que a utopia e o pragmatismo mais uma vez se chocam, como sempre ocorreu no decorrer da História humana. No entanto, apesar de aplicarmos apenas aquilo que é possível (pragmatismo), a utopia, o sonho e as idealizações são essenciais à humanidade. Faz com que acreditemos que a realidade possa ter mudada.   A ausência da utopia gera descrença e desesperança, o que pode nos paralisar na busca por melhorias da realidade. 


Nathalia Neves Escher - 1º ano (Noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário