Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

Um feixe de boas ideias

O Filme “Ponto de Mutação” baseado no livro de mesmo nome do escritor Fritjof Capra, de 1983. O enredo do filme se baseia no diálogo entre um político, um poeta e uma cientista, passam o tempo todo discutindo filosofia, Descartes, política e ciência – e com isso inter-relacionando com a natureza e o ser humano ou a intervenção do ser humano na natureza.

No filme há uma certa comparação entre o pensamento cartesiano (ou pensamento newtoniano-cartesiano, teve um impacto incalculável ao libertar a razão das amarras da superstição e do controle da igreja, dos “ídolos baconianos” mas, com o tempo, foi superado) ao problemas do século XX. O primeiro é reducionista, mecanicista e divisível demais. O autor quer nos mostrar a parte holística ou sistêmico, que propõe ver o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia, por exemplo.


Com isso podemos concluir que não se pode (ou não é proveitoso) olhar separado os problemas globais tentando entendê-los e resolve-los separadamente. Devem-se entender as conexões, o que os envolve para depois tentar resolver os problemas das populações. E essas soluções nos faz ter uma reflexão sobre a própria condição humana atual: o todo ainda é possível? Se sim, somente por meio dos processos de convivência e interação que poderemos construir um feixe de boas ideias. 

Victor Hugo Xavier, 1° ano Direito- noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário