Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

A parte pelo todo?

          O filme "O Ponto de Mutação" consiste no diálogo entre três pessoas com visões diferentes do mundo. A primeira delas é um político, cansado de apenas ler discursos prontos e tentar agradar o público. O segundo personagem é um poeta e o terceiro, uma cientista.

          Após muito debaterem, a conclusão possível de ser interpretada através das ideias do filme é que o mundo e tudo envolvido nele - objetos, pessoas, escolhas, conflitos - devem ser analisados de forma integrada, ou seja, não se deve separar cada parte para se entender a totalidade, mas entender o todo para que possamos resolvê-lo. Isso vai de encontro com os conceitos cartesianos, por exemplo, que pregavam uma forma mais individualista de análise.

          Para que o mundo se transforme, então, é necessária uma mudança na visão humana, considerando, sempre, todos os envolvidos no caso a ser enfrentado. Com a mudança no olhar de cada um, será possibilitada uma mudança no que tanto nos desagrada ultimamente. Dessa forma, dividir o objeto a ser estudado em seus mínimos detalhes pode não ser a escolha correta.

Mariana Smargiassi - Primeiro ano Direito (diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário