Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

"Nenhum santo sustenta-se sozinho"

“Ponto de Mutação” é um filme de 1992 que discute uma temática muito atual, o longa-metragem traz uma discussão sobre diversos problemas da sociedade envolvendo o pensamento de Descartes e o “mundo mecanizado” no qual tudo é tratado como um relógio, a divisão de partes e sua junção explica o todo.
É criticando este pensamento que a cientista, Sonia Hoffman, irá apresentar um novo pensamento que se baseia na interdependência de todas as coisas no universo. Assim, somos convidados a deixar a visão conservadora de lado e abrir nossa mente para novos conceitos envolvendo a natureza e relações humanas.
Na conversa entre as três personagens do filme há uma abundância de metáforas e analogias, percebe-se a contradição dos personagens entre tantas metáforas, por exemplo, a cientista que tanto critica a visão do mundo que separa todas as coisas, isolou-se do mundo na ilha após uma frustação profissional, e ela que defende relações melhores com o mundo possui uma relação conturbada com sua filha. O político que anseia a mudança pessoal continua a afirmar sua posição conservadora durante toda a conversa ao longo do filme.

“Nenhum santo sustenta-se sozinho”

Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti. (John Donne)

Nada nem ninguém está completamente sozinho no mundo, cada aspecto da vida não deve ser por fim julgado isoladamente, devemos analisar a “perspectiva geral”.


Thalita Marques Monteiro – 1º Ano – Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário