Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

Mescla de Pensadores



O filme, ``Ponto de Mutação´´, retrata uma discussão filosófica a partir de postulados de pensadores antigos, como Descartes, Bacon, Newton, entre outros. A discussão se passa através de três personagens principais, um poeta, uma cientista e um político, de modo que é basicamente uma figura básica das sociedades atuais, cada um com um ponto de vista.
É citado a poluição de rios e mares, o desmatamento para ampliação de pastos, a criação extensiva de gados, mas ao mesmo tempo, tentativas de soluções para tais desregularidades com a natureza. O Político, então, como representação da figura tradicional, fala e defende seu ponto de vista para conseguir votos e se manter no poder, indiferentemente se o meio é algo virtuoso ou não, o que Maquiavel já analisava, porém, é visto na atualidade. O poeta, tenta manter uma figura neutra e imparcial, o que hoje, os júris tentam ser e julgar com a melhor decisão, se possível sem prejudicar ninguém e acharem a melhor solução. E a cientista, critica os meios políticos e julga corromper o homem, e assim, desequilibrar a relação homem-natureza.
Enfim, com uma sociedade capitalista, geradora de toneladas de lixo, pelo consumo exagerado e necessário para o sistema se concervar, não achará solução plausível sem certas partes sejam desmanteladas, o que o filme propõe: o problema tem que ser resolvido pela base, para que se possa construir uma excelente sociedade. O qual aí então, passaria a respeitar os direitos humanos, ambientais e animais sem que haja uma lei nos obrigando a cumprir, pois os direitos são, ou não, antecedentes ao homem?


Paulo César de Oliveira Borges - 1º ano - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário