Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 27 de março de 2016

A visão panorâmica e o jogo da política

O filme Ponto de Mutação tem como enredo a divergência de opinião entre uma cientista (a ex- física Sonia) e um político (Jack) que cogita chegar à presidência dos Estados Unidos. A primeira relaciona os problemas atuais com uma falta de visão panorâmica dos assuntos; ou seja, as situações difíceis que a humanidade enfrenta teriam conexões com os mais variados assuntos e essa falta de conhecimento amplo impediria a solução (ou prevenção) desses problemas.
                Jack, por sua vez, pensa a respeito da política. Se essa visão fosse interpretada e colocada em pauta nas propostas de campanha, raramente geraria o efeito desejado: o apoio da população. As pessoas prefeririam ter soluções imediatistas para o problema do que ver o contexto como um todo ser melhorado.
                Trazendo essa discussão para uma esfera recente, podemos pensar a respeito da questão da redução da maioridade penal no Brasil. No quesito segurança, certamente há lógica em dizer que as infrações cometidas por menores poderiam diminuir. Porém, se pensarmos a longo prazo, qual seria o futuro desses adolescentes que fossem presos? Isso iria contribuir para torná- los aptos a integrar a sociedade novamente, quando a pena acabasse?

                A visão de Sonia se encaixa nesse contexto, visto que a criminalidade dos menores tem muitas causas e consequências. A discussão seria: quais são elas e como podem interferir no futuro.  Ou seja, são questões interligadas, não isoladas. Assim, resta saber se essa aplicação na política seria plausível; ou melhor, desejada. 

Anna Beatriz Vasconcellos Scachetti
1º ano- Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário