Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O capitalismo


Todos sabem que o capitalismo é um sistema sócio-econômico que revolucionou o mundo e a forma de pensar, de se relacionar e produzir. Entretanto, a simples designação como um modo de produção que visa o lucro, o mais-valia, e que preza pela liberdade econômica não expressa o real valor do capitalismo.

O capitalismo é, na verdade, uma máquina. Uma máquina capaz de derrubar preceitos e práticas feudais que perduraram durante cerca de mil anos durante a Idade Média. Uma máquina capaz de arrancar elogios de seus dois maiores opositores, Marx e Engels. Uma máquina que maquia a exploração oriunda do seu advento e forma, assim, milhões de explorados. Uma máquina que lucra e rende até com a imagem de figuras revolucionárias e contrárias a tal sistema, como Che Guevara. Uma máquina que aproxima distâncias enormes através de uma de suas características, a globalização. Uma máquina que utiliza o ordenamento jurídico a seu favor.

Enfim, uma máquina que, assim como as outras, precisa de supervisão, mas que revoluciona a vida ao seu redor. É função dos países que ainda não o adotaram, portanto, revisar os seus conceitos e quem sabe fazer como a antiga União Soviética e tantos outros Estados ex-socialistas que abriram as portas ao mundo e ao sistema compressor chamado capitalismo.

José Eduardo Garcia Tavares - 1º Ano - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário