Nesse ponto, discorda do Materialismo Dialético de Marx e afirma que o mesmo apenas deixa claro o significado do socialismo, mas não o constrói. Segundo Engels, o papel do Materialismo Dialético seria abordar, interpretar, estimular a classe trabalhadora de modo que gerasse energia revolucionária. Seria o abandono da metafísica no socialismo, transformando-o em ciência.
Engels debate o socialismo primitivo de Fourier que criticava a exploração burguesa e afirmava que a mesma reproduzia a barbárie como algo natural. Para Fourier, o homem vive como uma borboleta em casulos, se consegue se libertar, leva essa libertação e prosperidade a outros lugares. Engels discorda, argumentando que seria impossível num mundo capitalista em virtude dasedução que o mesmo exerce.
Engles conclui então que para os utópicos o socialismo aparece como uma verdade a ser revelada por alguns homens especiais. Essa perspectiva seria esperar que homens "iluminados" revelassem o caminho e não as situações históricas, que segundo ele, demonstram o momento correto de ser utilizado.
Conclui-se então que o Materialismo Histórico, ou seja, a análise das situações históricas para comprovar os fenômenos sociais, seria a verdadeira chave para se conseguir uma verdade mais confiável acerca do socialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário