Com a
crise do século XVIII na Europa, a quebra com o antigo regime e as mudanças nas
relações devido a revolução francesa, ocorreu o surgimento do positivismo. Essa
teoria elaborada por Auguste Comte teve como finalidade a explicação dos
fenômenos sociais, esses que antes eram vistos apenas de forma teológica,
passaram a ser analisados a partir de um novo ponto de vista. Sendo assim, a
sociedade passa a ser vista por Comte com um panorama positivo, agora pensando
nas relações sociais de modo metodológico, sendo explicado como a física
social.
O surgimento desse novo método
de análise visava explicar os fatos com um cunho sociológico e não apenas
filosófico, tendo como base de estudos os problemas enfrentados na sociedade,
buscando uma explicação para alguns problemas, como por exemplo, a fome, a
desigualdade, entre outros. Esses fatos já não eram mais aceitos por Comte como
um castigo de Deus, mas sim como uma problemática a ser explicada, visando o
desenvolvimento e progresso.
Assim o desenvolvimento da teoria
positiva ganhou proporções não apenas na Europa, mas em todo o mundo ocidental,
sendo um exemplo desse movimento a República brasileira com o lema “’ordem e
progresso”. O surgimento do método gerou um grande desenvolvimento na época,
visto que se pautava em provas concretas e valorização do conhecimento
científico, o que gerou um grande desenvolvimento para a época. Entretanto o
positivismo não engendrou apenas a evolução, mas também dificuldades, com o
desenvolvimento de regimes autoritários que se pautavam no positivismo.
Nesse âmbito, mesmo com pontos
negativos a ideia da física social tem como base a valorização da
cientificidade das coisas, uma vez que busca solucionar problemas sócias com
fatos, o que foi de grande valor para o desenvolvimento intelectual ocidental.
Apesar da teoria positiva de Comte ter sido desenvolvida há três séculos, o que
vemos no Brasil hoje é de forma explicita o atraso, visto que mesmo depois de
tanto tempo, em situações como atual (pandemia) encontramos uma liderança nada cientifica,
e tomada de ideias Olavistas e esdrúxulas, não embasadas e refutadas
João Henrique Parreira – Matutino
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