Baseando-se
em renomados sociólogos como Francis Bacon e René Descartes, que propunham a
reforma epistemológica da Sociologia, Augusto Comte aspirava por uma vertente
que cumprisse o papel de “física social” e alcançasse a hegemonia política.
Entretanto, o Positivismo de Comte, não tem qualquer interesse em buscar a essência
dos eventos, mas, apenas, a vinculação entre fenômenos, dessa forma, não
abandonando a ordem vigente ao desenvolver o progresso.
Ademais,
observa-se dessa conduta um processo guiado por um conhecimento simplista, que
resiste a mudanças no pensamento social e na democratização do conhecimento,
além de reprimir qualquer ação considerada anarquia intelectual e política.
Essa
filosofia exerce considerável influência no Brasil até a contemporaneidade, e
pode ser percebida em autores como Olavo de Carvalho. Dessa forma, observa-se
em textos como “Mentiras Gays” que Carvalho tem como estratégia um discurso preconceituoso
e conservador, que cumpre o papel de manutenção dos padrões de conduta moral, e
consequentemente, nota-se uma deficiência na filosofia positivista. De forma
paradoxal, ao ignorar a complexidade do mundo a sua volta, a ciência social
positivista acaba por também se distanciar do compromisso com a verdade e cai
no senso comum.
Para
culminar, a luta por uma manutenção da ordem e da moral, que combate movimentos
de caráter revolucionário, onde grupos minoritários são negligenciados para o benefício
de poucos, não tem espaço no progresso. Os atuais protestos do movimento Black
Lives Matter (vidas negras importam) nos Estados Unidos revivem a memória de
diversos outros momentos de desobediência civil e protestos que se tornaram
violentos devido a opressão, e a mudança criada graças a eles. Esses possuem
exemplos extensos, que encobrem desde a Primavera dos Povos até a Revolta de
Stonewall.
Portanto,
como sociedade, é preciso atentar-se para não continuar propagando ideias e
filosofias que são ferramentas de opressão e repressão. Que negligenciam e
ferem grupos inteiros em prol a um progresso superficial, e apoiam de muitas
formas a construções de discursos de ódio como os de Olavo de Carvalho.
Vitoria
Talarico de Aguiar – Diurno
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