Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

COMPREENDER PARA TRANSFORMAR

          O positivismo de Comte surgiu com o propósito de ser uma ciência que compreendesse as mudanças que estavam ocorrendo em toda a sociedade com a vinda da revolução científica. Mas não se trata de uma ciência que apenas compreendesse as mudanças nessa nova sociedade, era necessário compreender para transformar. Ao contrário do pensamento Baconiano, o qual estudava a natureza para que ela pudesse ser utilizada a favor do homem, a ciência de Augusto Comte se preocupava somente com a sociedade.
           O positivismo de Comte procurava romper com o pensamento abstrato da filosofia clássica, pois, segundo o filosofo positivista, a metafísica da filosofia clássica era inútil, e o positivismo deveria ir em busca do útil, do concreto, do real. Seguindo esse mesmo pensamento em busca do útil e da negação ao pensar abstrato, Comte critica o iluminismo, pois afirma que seu conteúdo era estéril. Para Comte, a "mão invisível" do  filósofo e economista escocês Adam Smith era algo que só existia na mente do Smith. O liberalismo é fruto do trabalho abstrato dos filósofos.
          No pensamento de Comte, a construção do conhecimento se atinge por estágios, sendo o primeiro estágio o Teológico, o segundo o Metafísico e o Positivismo seria o terceiro estágio, e para que se pudesse alcançar o estágio Positivista era necessário superar os dois primeiros estágios. 
          A sociedade, segundo Comte, seguia uma lei lógica: a estática. Comte utilizou este termo para se referir  aos órgãos e instituições que são responsáveis por manter o equilíbrio e a ordem na sociedade. A ordem é pré-condição para o progresso. Quem possui o conhecimento deve ser o responsável por manter a ordem.
          O fundador do positivismo não é defensor de uma sociedade estamental como a sociedade na Idade Média, sua defesa parte no ponto de que a sociedade deve evoluir, é necessário um progresso. A filosofia positivista acredita que a ordem só pode ser mantida a partir de um mínimo de progresso.É um ciclo.
 O positivismo é uma ciência com finalidade de estudar o real, compreender a realidade para que se possa evoluir e progredir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário