Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Deveres impostos

      Por que as massas se revoltam? Por que o Estado não oferece melhores condições de vida e trabalho? Ao tentar entender a sociedade para transformá-la, Auguste Comte necessariamente tentaria responder tais questões, principalmente, devido ao contexto da época em que vivia. 
       Cheia de agitações políticas e econômicas, o século XVIII foi marcado por duas grandes Revoluções, a Francesa e a Industrial. Ambas foram movimentos burgueses, um pela maior participação política dessa classe e o outro, o aumento de seu poder no campo econômico.  Sob esse contexto de instabilidades, Comte começou a desenvolver o Positivismo o qual trata de uma filosofia que estuda acontecimentos com base no útil e concreto, com o intuito de conhecer, entender e transformar a sociedade, em contrapartida à filosofia Iluminista até então dominante.
      Comte acreditava que o indivíduo passava por três tipos de conhecimentos essenciais, até chegar ao verdadeiro: o conhecimento teológico, em que os fenômenos são explicadas sob a ótica sobrenatural;o metafísico, no qual as forças abstratas são as explicações para os acontecimentos e depois o positivo, onde o ser passa a tentar entender as leis que os regem. A partir dessa ideia de conhecimento positivo, Auguste chegou à conclusão de que para haver progresso em alguma sociedade seria necessária a ordem da mesma. Um tipo de ordem em que todos saberiam suas funções sociais e não ousariam tentar mudá-la, pois acarretaria no péssimo funcionamento da sociedade e comprometimento do progresso, essencial na humanidade. Logo, qualquer sinal de subversão deveria ser eliminado.
      O Positivismo continua muito presente na atualidade, como pode-se observar na tentativa de membros de algumas nações tentarem estabelecer uma ordem que creem ser a melhor e que, assim ajudaria no progresso de suas sociedades. Porém só trazendo benefícios para uma certa classe social e deixando as outras à mercê e tentando impedi-los de manifestar sua insatisfação diante da tal ordem vigente e conseguir conquistar o espaço que julgam cabível tomar, ao contrário do que a ordem dita, mostra o quanto essa doutrina filosófica tem de conservadora e injusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário