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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resquícios de Comte


A filosofia positiva, de Augusto Comte, foi uma nova proposta científica e política de análise social. Ela não se fundamentava apenas em uma observação empírica das peripécias da sociedade, mas em uma forte percepção de que, assim como a física newtoniana, a ciência social também é regida por leis que garantem toda a ordem e a harmonia do sistema. Com isso, a filosofia positiva coloca em prática o cartesianismo de Descartes e a interpretação do mundo pela experiência de Bacon.

 Comte acreditava que somente a ciência social não havia, até então, alcançado o estágio positivo para o entendimento do mundo. Ela permanecia vinculada aos métodos teológicos e metafísicos, necessários, mas insuficientes para garantir o amadurecimento do homem e a construção do conhecimento.

Em qualquer sociedade, há sempre uma lei imutável que perpetua de geração para geração. Essa regra garante que instituições permaneçam para manter a ordem, e consequentemente, consolidar o progresso.  Desse modo, tem-se a física social, que submete toda relação da sociedade ao equilíbrio da estática e da dinâmica.

Sendo assim, na óptica comtiana, para estabelecer a ordem, é imprescindível que cada indivíduo seja ciente de sua posição, exercendo o papel que lhe é cabido. Além disso, os detentores do conhecimento devem assumir o controle do Estado e impedir convulsões sociais que desnaturam toda a funcionalidade do aparelho governamental.

Esse pensamento de Comte possui forte vínculo com as influências da escravidão no Brasil atual. O escravo negro foi, durante séculos, associado ao trabalho manual, técnico e mecânico, excluído da prática intelectual, que se destinava, sobretudo, a elite branca. Essa antiga divisão do trabalho ainda se reflete na sociedade brasileira. Na maioria das vezes, quando um negro ou um indivíduo de baixa renda encontra-se realizando uma atividade desvinculada ao trabalho manual é alvo de grande estranheza e preconceito da população. Seria, segundo Comte, uma ausência da ordem social, um componente que está deslocado de sua função.

 É válido salientar, por fim, que embora as ideias de Augusto Comte possam pareçam rigorosas e obsoletas, elas ainda possuem uma forte influência na sociedade, nos discursos de diversos grupos políticos, na ciência e principalmente, nas peculiaridades de cada ser social.
Juliana Galina - Direito diurno.

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