O
materialismo histórico foi o método de estudo preconizado por Marx e Engels e
que tinha por objetivo uma explicação da história da sociedade por meio da
análise dos fatos materiais, econômicos e culturais. Segundo tal metodologia a
sociedade poderia ser esquematizada em uma superestrutura de base socioeconômica
e as revoluções seriam uma adequação das mudanças ocorridas nessa
superestrutura.
A
Revolução Industrial modificou profundamente as estruturas do trabalho e
mostrou sua grande adequação na medida em que o trabalho manual foi sendo substituído
pela mecanização dos sistemas de produção ao longo do século XVIII, período em
que era crescente a demanda por rapidez e pela produtividade. Tais alterações
tiveram por consequência uma Inglaterra marcada por grande agitação social
feita por trabalhadores que se viam prestes a perder seus postos de trabalho para
as máquinas, e foi esse ambiente de instabilidade
que inspirou o Auguste Comte a desenvolver sua teoria sociológica, o
Positivismo.
Comte
tinha por objetivo que o entendimento da sociedade chegasse a um estágio viril
do conhecimento humano, ou seja, um estado positivo, sustentado num acúmulo de
experiência. Assim, inicia uma linha teórica da sociologia que rompe com o
pensar abstrato da filosofia tradicional ao propor um pensar real sobre a
sociedade, com enfoque científico sobre elementos mais práticos da vida humana
para então atingir-se o progresso. Para tanto, Comte expõe em sua doutrina as propriedades fundamentais da proposta positivista,
que podem ser descritas, de forma sucinta, como a ordem, o progresso e a
reforma na educação.
É importante ressaltar, ainda, o
destaque dado por Comte à inflexibilidade dos papéis prestados por determinados
grupos em uma sociedade e que essa seria a condição para que o progresso
ocorresse. Em outras palavras, o não cumprimento de determinados papéis sociais
e a busca deste grupo por um papel de maior prestígio seriam o motivo das
agitações. Nesse sentido é paradoxal a proposta educacional face à imobilidade
social exposta pelo teórico e se mostra enfraquecido o projeto positivista na
medida e que a educação adestrada oferecida teria como objetivo maior a
manutenção da ordem vigente e não um ensino libertador.
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