Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

À Procura da Racionalidade

A ideia de racionalidade é amplamente abordada por Descartes, demandando grande atenção para os fatores que tornam algo real, diferenciando o que faz parte do campo imaginário das coisas que possuem embasamento científico. Daí a critica feita ao método empregado no ensino da época, que baseava-se em crendices e misticismo, sendo para ele nulo em termos científicos.
Em seu livro, “Discurso do Método”, Descartes expõe a razão como sendo a chave para o desenvolvimento da ciência. Olhando pela nossa perspectiva do século XXI, essa ideia poderia parecer óbvia e ultrapassada porém é importante ressaltar que ela mostrava-se contraria aos preceitos religiosos e do que entendia-se por ciência na época, sendo considerada por muitos como delírio ou heresia.
Apesar de parecerem óbvias a principio, as ideias Cartesianas tornam-se a cada dia mais atuais na sociedade contemporanea, a procura por respostas tanto no meio cientifico quanto no dia-a-dia leva-nos a maiores questionamentos e a uma maior insatisfação com respostas sem provas concretas, o que acaba tornando a vida uma busca incessante por uma racionalidade que talvez seja inalcançavel.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário