Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

A Contemporaneidade e o racionalismo de Descartes


René Descartes, filósofo, físico e matemático francês, introduz em sua obra “Discurso do Método”, um princípio que seria a base de todo o seu pensamento: o principio da dúvida. Por meio dele, o filósofo argumenta ser a razão o melhor caminho para se explicar a construção do conhecimento.
Segundo Descartes, a razão é o único caminho para se chegar a uma verdade clara, por meio do questionamento, problematização e análise dos acontecimentos cotidianos mais simples até os mais complexos. Dessa maneira, as explicações dos fatos por meio de superstição, alquimia, magia e até mesmo pela tradição são altamente criticadas pelo autor, sendo reconhecido como válido somente a ciência e a razão como formas de se chegar a uma verdade absoluta.
Atualmente, com o advento de novas tecnologias e de uma ciência cada vez mais avançada, o racionalismo de Descarte se faz mais do que atual. O uso da razão e dos métodos empíricos analisados pelo autor se faz presente nas inúmeras pesquisas científicas realizadas ao redor do mundo. Mas, apesar do avanço da ciência, ainda existem pessoas que acreditam em superstições, misticismo, poder da lua, horóscopo e até mesmo em cartomantes. Sendo assim, apesar de sua obra ter sido escrita em 1637, ela ainda continua atual e merece discussões até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário