Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

Rigor e Foco

Se a ciência avançou mais nos últimos séculos do que em toda a história da humanidade, ela deve agradecer a Descartes. O método sobre o qual ele discorre em seu Discurso traz uma rigidez ausente até então e a instituição da dúvida como maior agente científico é revolucionária em uma época em que o mundo se encontrava imerso em certezas.
Mesmo que explicitamente apegado a valores religiosos, a racionalidade e o pragmatismo cartesiano tecem duras críticas às linhas de pensamento anteriores. A filosofia grega é, segundo o autor, fútil, por exemplo. Segundo ele, filosofia por filosofia é mera perda de tempo, pois não possui aplicação prática. O pensamento, a pesquisa, devem ter objetivos, aplicações que auxiliem o homem no cotidiano. É o conceito de tecnologia.
A afinidade do autor com o conhecimento matemático é, não apenas visível, como também, verbalizada. Seu método é como uma equação: fatores como a dúvida, a pesquisa e a análise rigorosas e um objetivo somados resultam em bom conhecimento. Rigor e foco. Segundo Descartes, um problema grande é resolvido com mais eficiência se dividido em vários problemas menores, como na álgebra.
O método é inovador. Traz rigidez matemática à filosofia e direciona o pensamento para a solução dos problemas do homem. Determina a dúvida como geradora, renovadora e aperfeiçoadora da ciência. Mas traz a, virtualmente infinita, especialização do conhecimento que, por mais que produza resultados mais profundos, às vezes impede que o homem enxergue de forma mais ampla seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário