Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Somos todos

Somos todos, eles dizem
Somos um
Somos tão todos
Que não cabe separação
S o m o s  t o d o s
somostodos
Art. 5 da CF 88: somos todos
(Somos todos, mas veja bem)
Somos todos
E é intragável que alguém
Se submeteria ao ridículo
De declarar o contrário
(Publicamente)
Somos todos
A gente pode ir pra festa
A gente pode trabalhar
A gente pode tirar férias
A gente pode se divertir
Tá na Constituição, né?
Pode
(Nao é porque eu tenho)
Somos todos
Mesmas casas
Mesmas festas
Mesmos barzinhos
Mesmos restaurantes
(Que você vai ter também)
Somos todos
Mesmas escolas
Mesmo local de trabalho
Mesma praia de férias
Mesmo shopping
(Não é porque meu pai
Ou o pai dele
Ou o dele
Que eu vou fazer também)
Somos
Todos
Um serve
O outro é servido
Preciso falar quem é quem?
(Saiba que o suor domeu pai
Ou do pai dele
Ou do dele
Ou de outro alguém
Caiu muito pra eu estar aqui)
Somos todos
Mas se eu não to quietinho
Você desvia o caminho
E atravessa a rua
Pensando que não vi
Somos todos
Meritocracia, você diz
É meritocracia
Meu filho entrou na universidade
Por mérito
Pelo mérito de nascer na casa certa
Pelo mérito de ter as melhores escolas
Pelo mérito de não ter que trabalhar desde cedo pra não passar fome em casa
Pelo mérito de aproveitar o que lhe foi dado
Pra evitar o demérito
De ser alguém como eu
(Tem que trabalhar muito pra não ser como ele, meu filho)
Somos todos
Sou seu porteiro
Sua faxineira
Seu limpador de vidros
Seu colega de trabalho
Seu chefe
Mas sou "ele"
E você não vê diferente
Mas alguém viu
(Mas isso não é justo! Somos todos!)
Somos todos
Mas a igualdade nem sempre é justa
(Não somos todos?!)
Somos todos
Somos todos brasileiros
E a tal da Constituição
Tá aberta a interpretação
(Mas somos todos!)
Somos todos
Mas você se incomoda
De ver na sala do seu filho
(Não é preconceito, mas...)
Somos todos
Mas você não me deixaria namorar sua filha
(É só minha opinião pessoal)
Somos todos
Mas por sermos todos
Pra eu chegar no mesmo lugar
Tem que ser por meio diferente do seu
(Mas nem todos!)
Somos todos
E não, nem todos
Mas a grande maioria
De uma minoria
Que é mais de 52% do país
Que sofreu com a Constituição por 500 anos
Até alguém ter a vontade
Até alguém ter o bom senso
Alguém bem aventurado afirmar
Que ela pode - e deve - ser usada a nosso favor
Até que sejamos todos
E vocês ouvem os seus
E ficou feio contrariar
(Publicamente)
Somos todos
Então vocês tentam
Ou pelo menos aparentam
Aceitar
Ou tentam contra argumentar
(Mas o filho do vizinho do primo de segundo grau da minha empregada...)
Somos todos
Mas vocês querem fazer regra
A exceção
Da exceção
Da exceção
Mas não
Somos todos!
Estamos ganhando nossa voz
Estamos ganhando espaço
Estamos tomando seu espaço
E isso passou a incomodar
(Me deixem falar!)
Somos todos
Mas só somos todos
Quando somostodos juntos
E com um jogo da velha na frente
(Me deixem falar!)
E discurso da senzala
Incomoda a casa grande
(Me deixem falar!
Me deixem falar!
Me deixem falar!)
Cara
Você sempre falou
Mas você já parou pra ouvir?







Mariana Luvizutti - 1 ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário