Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A sociologia compreensiva pode servir o direito?

                     A sociologia compreensiva é a teoria de Max Webber que busca o enfrentamento de visões que regiam as análises sociológicas de sua época, como o materialismo histórico de Marx e o positivismo. Segundo a teoria da sociologia compreensiva, a análise da realidade deve ser especialmente vista através dos indivíduos e não do ambiente coletivo como um todo. Para Max Webber, é através de seus valores e concepções que o  indivíduo toma suas medidas dentro do coletivo.
                   O Juízo de valor é realçado como ponto de partida das ações do indivíduos. Segundo Webber,a ação social deve ser classificada em 4 tipos,são elas : a)ação racional com relação a um objetivo;b) Ação racional com relação a um valor;c) ação afetiva ou emocional ; d) Ação tradicional. Entretanto,o autor ressalta a importância de diferenciar asa ciência de realidade ( sociologia) das ciências nomológicas ( da natureza).Afinal,a sociologia convive com uma imprevisibilidade ímpar dentro das ciências e deve abominar qualquer forma de fórmulas sociais em suas análises.
                   Parte das ideias da sociologia compreensiva que as leis são meios e não fins de uma visão sociológica. Para Webber, tem-se toda um conjectura específica de cada caso social para ser minuciosamente pensada e refletida,onde deve-se levar em conta toda uma análise de combinações dos fatos sociais com conexões anteriores  mas principalmente uma visão específica do individual.
                 Vale ressaltar uma crítica de webber para a teoria do materialismo histórico de Marx. Segundo o autor da sociologia compreensiva, a extrema análise das "forças" econômicas nas relações sociais,fazem com que todas as outras causas sociais que podem influenciar um ato ( como cultura,religião,valores,moral) sejam desfiguradas sociologicamente.Assim,webber ressalta a importância de novamente se analisar todas as possibilidades e diversas vertentes.
                 Vê-se assim, que de fato, a sociologia compreensiva não só pode como deve servir ao direito.Pois através desse tipo de análise,tem-se o direito mais próximo das causas sociais e consequentemente mais justo. Alem disso, a partir de uma base mais específica do individuo, o direito pode atingir ideais mais sólidas e não tão idealizadas para contemplar a sociedade em que esta vigente.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário