Quais são os pontos principais que determinam uma democracia? E uma
ditadura? O que precisa ser considerado ao se explicar sobre a
religião católica? A teoria de Weber sobre “tipo ideal” exerce
a função de extrair um parâmetro para comparações de situações
sociais generalizadas, de modo a conseguir analisar e interpretar os
fenômenos históricos com os seus contrastes. No caso da democracia,
precisamos de um conjunto de características que lhe deem um sentido
ideal, como a liberdade imprensa, o direito ao voto e a liberdade, a
igualdade perante a lei, isto é, um governo para o povo e decidido por ele, direta ou
indiretamente. Portanto, um conceito abstrato e ideal – democracia
– se refere a características possíveis e concretas que permitam seu estudo.
Sua metodologia também se trata sobre a
sociologia compreensiva. Ao contrário das ciências exatas, que os
fatos e as experiências podem ser investigados em um todo,
racionalmente e com exatidão, a sociologia compreensiva expõe a
importância da variedade de sentidos e finalidades nos estudos do
comportamento social. É necessário entender a motivação da ação
pessoal de um grupo, um fenômeno ou conjuntura política. A ação
racional poderia ser direcionada a partir de quatro princípios,
portanto: a ação relacionada ao objetivo, previsto de acordo com o
fim principal do ator; a ação relacionada ao valor, isto é, as
ideias e convicções que o ator se compromete em suas ações
intrínsecas; a ação emocional, portanto submetido aos sentimentos
imediatos, sem considerar as consequências e os motivos em suas
decisões; a ação tradicional, aquele que é habitual ao ator, por
meio de costumes e crenças antigas.
Deste modo, Weber contrariará Durkheim, pois não acreditará nem em
uma ciência social que possa trazer exatidão ao comportamento do
homem, nem em um cientista que não carregue dentro de si alguma
dessas ações em suas pesquisas e interpretações. Aliás, acredita
que o cientista não pode ter fins políticos dentro de si, pois sua
obrigação não é determinar um comportamento, mas sim
interpretá-lo.
Ana Carolina A. Ayres, 1º ano, diurno
Ana Carolina A. Ayres, 1º ano, diurno
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