Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A compreensão do indivíduo e o Direito

A sociologia de Weber é baseada, sucintamente na compreensão do indivíduo para a análise da sociedade. E no que pode isso servir ao Direito? Bem, talvez isto seja uma questão levemente complexa pois a legislação precisa tanto de leis baseadas na análise do coletivo quanto em análise do indivíduo.
É evidente que há minorias desprivilegiadas pela legislação brasileira, como por exemplo leis que protejam a comunidade LGBT(que há pouco tempo foi criado algumas propostas de leis pelo Estado de São Paulo). Então quando colocamos em pauta a sociologia compreensiva para analisar minorias("indivíduo por indivíduo"), podemos chegar em um êxito agradável para a sociedade brasileira no que tange direitos e igualdades entre indivíduos.
Porém há a barreira legislativa no meio dessa possível conquista. Os legisladores são eleitos por uma maioria e privilegiam uma minoria mais pecuniosa, então legislam para quem os interessa, às vezes deixando vácuos na lei para alguns indivíduos. Por isso ainda há choques burocráticos para a análise do indivíduo em si para o Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário