Ao analisar os fatos sociais, Durkheim não quer apenas descrever como eles atuam na sociedade de forma exterior, geral e coercitiva, e sim, quer descobrir sua verdadeira origem e função. Assim, em seu estudo, ele constata que aspectos psicológicos influenciam na constituição dos fatos sociais, porém não são fatores suficientes para explicá-los. A verdadeira constituição de um fato social está em outro fato social, ou seja, a explicação dos fenômenos sociais está inserida na própria natureza da vida social.
Para Durkheim, as instituições sociais surgem das necessidades das causas eficientes dos próprios indivíduos, que funcionam associativamente entre todos, ou seja, de forma coletiva. Desse modo, as necessidades sociais dos homens não são suficientes para determinar a existência dos fenômenos da sociedade. É necessário que haja implicações internas dos indivíduos para constituir o verdadeiro ordenamento do organismo social. No entanto, ressalta-se que a sociedade não representa a soma das consciências individuais, e sim, representa um consciência coletiva que age e pensa de maneira diferente dos seus membros quando estão isolados.
Durkheim também defende a ideia de que o efeito dos fatos sociais não podem existir sem sua causa eficiente, e vice-versa. Portanto, à medida que o meio social se modifica e se torna mais complexo, as crenças já constituídas se tornam mais maleáveis, passíveis de modificações. Por exemplo, os dogmas do Cristianismo, hoje em dia, não são utilizados da mesma forma que na Idade Média. Foi necessária uma adaptação dos indivíduos para constituírem uma sociedade adaptada à modernidade. Portanto, conclui-se que a verdadeira função do fato social é a manutenção da causa eficiente.
Por fim, Durkheim distingue duas características do meio social que exercem influências nas práticas sociais: a densidade dinâmica e a densidade material. A densidade dinâmica se define pelos vínculos morais comuns, isto é, definem-se pelos indivíduos que estão em relações morais, e não apenas econômicas, marcando a essência da vida coletiva. Já a densidade material se define pelo número de habitantes em determinada superfície com todo o desenvolvimento das vias de comunicação e de transmissão de uma sociedade moderna. Essa interconexão possibilita a existência de uma "vida comum" e uma conexão entre os grupos mais distantes.
Elisa Kimie Miyashiro
Direito noturno
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