A análise do fato social proposta por Durkheim, tendo em
vista a anterior definição e abrangência do conceito de fato social, assume um
papel intrigante.
Posto tudo aquilo que o fato social pode conter, e descritas
as suas diversas formas de manifestação é possível olhar para o fato social de
forma pragmática. Apesar de ser um conceito criado para suplantar um método
sociológico, é possível observar numa óptica mais concreta e prática o que o
fato social resulta em sim.
Para tanto Durkheim propõe várias formas de fato social, analisando
a função que determinada relação social, por exemplo, exerce na sociedade num
todo. Não só relações sociais, como papéis sociais, comportamentos, tudo está intrínseco
no fato social. Dessa forma, pode-se distinguir com mais clareza os motivos e
causas de determinada ação social, além de tornar-se mais fácil enxergar as implicâncias
de um fato social.
Portanto, nota-se que o caráter intrigante que assume o
papel do fato social embasa-se no seu caráter selecionador. Durkheim não
discrimina nenhum tipo de fato social por mais que pareça negativo,
prejudicial, como roubos, ou até o suicídio. A partir de uma visão de certa
forma calculista, o método durkheiminiano propõe ressaltar o fato em sim, em seguida
as possíveis causas motivadoras, logo após os reflexos sociais que isso trará. Sendo assim, não se deve primeiramente julgar
um fato social sem antes saber qual função ele exerce na sociedade. Uma determinada
ação social, mesmo que essencialmente negativa, pode assumir um papel
importante na sociedade causando, por exemplo, um equilíbrio de forças.
Outro ponto a ser destacado é o caráter pragmático, ou seja,
tudo aquilo que o fato social engloba e todas em tentativas de negligenciar
determinado fato social (por exemplo, um médico renegar-se a trabalhar) relacionam-se
em si. E tais tentativas de negligência só se tornar válidas a partir do
momento que determinada ação não afetará o funcionamento e o andamento da sociedade,
do contrário é ilegítimo um profissional burlar suas responsabilidades
(anomias).
Ademais, Durkheim coloca de certa forma as anomias sociais
como fator que desanda e prejudica todo o andamento da sociedade. Além disso,
coloca desvios sociais como algo “normal” à medida que é impossível viver em
uma sociedade perfeita. Todavia, se há um exagero, um contingente exacerbado de
tais desvios isso afetará o funcionamento da sociedade em si, podendo gerar a
anomia, neste caso tais desvios devem ser combatidos e assim se justifica
determinadas punições sociais.
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