De fato Durkheim mostra-se capaz de uma análise muito
profunda e essencial sobre o fato social, suas causas e finalidades. No
entanto, salta aos olhos, em um momento de reflexão, um grande ponto que
inclusive foi bem tratado em sala de aula.
Trata-se
da aplicabilidade das ideias de Durkheim. Um pensamento particular muito
frequente ocorre durante as leituras e ao final delas, e ele se baseia em uma
análise do que foi lido. Em grande parte das vezes, impressiona-se com a
qualidade do texto lido, com a capacidade de raciocínio, e com as ideias
desenvolvidas. Todavia, por vezes essas ideias surgiam apenas como meras
abstrações,um exercício reflexivo, sem grandes respaldos sociais.
Com
Durkheim o caso foi totalmente diferente. Sua teoria não só mantinha as
qualidades dos outros textos mas também era passível de uma aplicabilidade
notável e clara. Sem grandes esforços, durante a própria leitura o autor já
menciona exemplos práticos que
diferenciam sua teoria.
Como
grandes ideias podem ilustrar: a
explicação dos fatos sociais a partir de suas finalidades ( ex: ''o casamento é
uma cerimônia feita PARA [ finalidade ] selar a reunião de duas pessoas ); ideias
e necessidades para a formação da sociedade emanam do indivíduo, assim por ele
tudo deve ser explicado ( ex: explicação dos fatos sociais está
indubitavelmente na essencia da natureza humana ); e neste sentido muitas
outras vão.
Uma
ideia que me recorreu imediatamente ao momento de leitura foi aquela que versa
sobre a diferenciação da sociedade como um todo dotado de características
próprias e distintas daquelas que compõem suas unidades primárias. Ora, quem
nunca notou em uma análise social que a sociedade por vezes toma posições
inesperadas, ou ainda contrárias àquelas que seriam tomadas por seus
componentes? Ou ainda, se analisarmos um noticiário, quantos exemplos não são
facilmente notados nesse sentido? ''A IBOVESPA seguiu o otimismo das bolsas
europeias e acompanhou a valorização ( mercado de bolsas personificado e
distinguido ). Ou ainda, '' 93% da população declara-se a favor da diminuição
da maioridade penal e ainda assim o senado nega quaisquer possibilidades de discussão''
( senado como ser vivo, e contrário àqueles que teoricamente o compõem, ainda
que representativamente ).
Acredito
que essa percepção seja válida de ser mencionada porque afinal, mesmo com todos
os avanços feitos pelas ciências humanas e seu espaço conquistado na
atualidade, o que mais espera um aluno, qualquer que seja e em qualquer espaço,
do que ler ideias nas quais seu lado prático seja visto de forma intensa e
clara?
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