Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Abrindo os olhos

        Émile Durkheim, em "As Regras do Método Sociológico" defende que todo fato social deriva de outro fato social e que sua função seria a de manter a causa da qual deriva o mesmo, mesmo que isso acarrete na mudança de função deste e de uma determinada instituição. Diante disso, pode-se fazer a análise do atual sistema carcerário e sua função na sociedade brasileira.
        Devido à consciência coletiva, a punição sempre foi vista como a única maneira de se manter a ordem quando um crime fosse cometido e que as penitenciárias seriam responsáveis pela reinserção das pessoas punidas. Porém,  as punições nas próprias penitenciárias não servem para manter a ordem, mas sim fingir mantê-la. Além de não reinserir socialmente os criminosos, só os deixando na margem na sociedade e fazendo com que o preconceito sobre estes aumente cada dia mais.
         A necessidade de diminuir a maioridade penal é outra coisa a ser discutida, pois a sociedade vê isso como uma solução ao problema dos crimes cometidos pelos menores de idade e que uma punição mais firme seria a melhor coisa para que tal não aumentasse. Ledo engano! Se o sistema carcerário não funciona até hoje por ser visto como punição, por que a diminuição da maioridade penal seria uma solução para os crimes cometidos pelos adolescentes? Ai está, a necessidade da instituição carcerária mudar sua função na sociedade, ao invés de ser uma forma de punir deveria educar, porém para obter essa mudança, a sociedade tem que analisar e modificar a própria consciência e perceber que nem sempre aquilo que achamos que a solução, na verdade é o início de vários problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário