Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Mudança de Paradigma

     Segundo o paradigma newtoniano-cartesiano o mar seria analisado parte por parte, de forma fragmentada. A natureza dos grãos de areia em seu leito, as várias espécies de plantas marinhas, a variação da temperatura da água, a anatomia dos peixes; e, por fim, essas várias partes se encaixariam formando o que se conhece hoje por mar.
     Já de acordo com o paradigma holístico o mar seria analisado como um todo. A relação da temperatura da água com a coloração de algumas plantas, a interferência da alimentação de um peixe no processo de sedimentação da areia; constatando-se, com isso, que o mar é constituído por complexas relações interdependentes.
     No filme “Ponto de Mutação” defende-se a análise da sociedade sob a ótica desse segundo paradigma. Torna-se necessário ultrapassar a visão mecanicista e atingir a humanística, pois, assim como o mar, a sociedade também é formada por intrincadas conexões. A importação de borracha nos Estados Unidos afeta o posicionamento político-ambiental do Brasil, por exemplo.
     Portanto, para a vida social melhorar para todos e de forma homogênea é fundamental reconhecer e analisar essas relações interdependentes, uma vez que o estudo fragmentado possibilita o aprimoramento de certo âmbito social em detrimento de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário