Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Do velho para o novo


O filme “Ponto de mutação” baseado no livro de Fritjof Capra,narra o encontro de três pessoas: um político, um poeta e uma cientista, que em um único dia, discutem sobre filosofia, política, física quântica, entre outros assuntos, cada um possuindo um determinado ponto de vista, dessa forma são apresentados diversas perspectivas a respeito dos temas tratados, levando à alcançar uma nova visão do mundo.
O filme apresenta uma crítica à “visão mecanicista”, introduzida por Newton e Descartes, na qual o universo é uma grande máquina mecânica, tal como um relógio. Defende a ideia de que não se pode olhar separadamente os problemas globais tentando entendê-los e resolvê-los, pois todos os problemas estão interconectados, é preciso mudar a maneira de ver o mundo para poder solucioná-los, passar a ver o todo antes de fracioná-lo, entender sua conexão.
Outra crítica apresentada pelo filme diz respeito ao destino das pesquisas científicas sendo usadas para fins destrutivos, e todas as consequências que elas podem causar, como a bomba de hiroshima, e ao fato dos cientistas não serem responsabilizados por elas.
O nome do filme, consiste na passagem do velho para o novo, dessa forma, o principal ponto de mutação é perceber que a mudança é necessária, o homem precisa entender que suas ações estão conexas com a humanidade e a natureza, e por esse motivo é preciso agir com responsabilidade e consciência.
Leonor Pereira Rabelo - Direito noturno 




Nenhum comentário:

Postar um comentário