A essência moral do filme " Ponto de Mutação" é abordar a temática da construção da visão de mundo por distintas maneiras. O poeta revela um pensamento mais aberto, flexível a mudanças e a novas ideias. O político se mostra mais conservador e técnico, preso aos interesses profissionais. A cientista apresenta um olhar mais profundo e conjuntural, que entrelaça todos os objetos aos fatos.
Ao percorrer da história, é possível entender que a transformação do mundo depende da percepção que o homem faz da trajetória evolutória da humanidade, e da sua disposição em contribuir para a efetividade da mudança global. Os métodos científicos da chamada "Ciência Moderna" se mostram eficazes para o entendimento da natureza, durante a época que foram idealizados. Na atual globalização do século XXI, é preciso reivindicar a metodologia utilizada com conceitos que sejam compatíveis com a era vivida.
O estudo da vida deve ser direcionado à interdependência dos seres e da matéria, à conexão que se estabelece entre as obras da natureza. Assim como a melodia de uma música é a união dos sons entre as notas, nada é tão exclusivo que viva independente dos outros. Contudo, deve- se atentar à realidade de cada um, às qualidades e fraquezas do ser humano, aceitando as condições que o mundo oferecer.
Logo, o homem deve entender que não se evolui no planeta, mas se evolui com o planeta. A mudança de atitude se realiza pelo aceitar, adaptar e entender da natureza. As ações humanas refletem a sua relação com o mundo ao redor, e as suas pretensões com o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário