Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Mudança de Perspectiva

Baseado na obra de Fritjof Capra, Ponto de Mutação, o filme de mesmo título tem como tema central as tendências de forças sociais, econômicas e políticas e como estas devem convergir a um só ponto. No filme, sugere-se que tal ponto de mutação consiste na passagem do velho para o novo.
No entanto, para que as forças supracitadas atinjam o ponto de mutação de maneira eficaz, a humanidade precisa mudar sua percepção, de modo que se passe a conceber a interrelação de todas as coisas. Neste ponto o autor faz uma crítica fundamental à mentalidade analítica e fragmentadora da ciência normal, em especial às ciências que tomam o método analítico da física clássia de Newton, bem como a visão cartesiana multifacetada de Descartes.
No filme fica explícita a ideia de que essa visão newtoniana-cartesiana fragmentada - no filme metaforizada pela árvore e seus componentes: raízes, folhas e frutos, os quais antes de serem parte são o todo - fazem com que a humanidade tenha um visão egoísta, querendo a todo momento suprir suas necessidades próprias, sem pensar no todo.
Por fim, Capra deixa claro que a sobrevivência humana é ameaçada por ações humanas baseadas em uma visão mecanicista e fragmentada do mundo, destacando a relação homem-natureza. Para se esquivar dessa ameaça, é preciso se desprender de valores até então adquiridos e renascer para uma vida mais humana e fraterna entre os próprios seres humanos e entre estes e a natureza, pois afinal, todos estão interrelacionados.


Ana Carolina Nunes Trofino - Primeiro ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário