Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

"O homem é um ser social"

 A abordagem do Filme " O Ponto de Mutação" trata-se  dos recursos a serem utilizados para a resolução das mazelas atuais, sendo que entre elas está a degradação do meio ambiente, a escassez energética, o interesse desenfreado do capitalismo, o crescimento acelerado da população, o aumento do número de armas e o desemprego. Nessa, as reflexões do político, do poeta e da cientista conceitualizam ser vital uma nova corrente de pensamento que contrapõe ao racíocinio sistemático cartesiano.
      
 Assim é apresentado uma doutrina que prioriza a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e que conduz a uma harmonia do Universo, ou seja , possibilitar uma conexão abrangente entre a Terra e os céus e o homem. Já por conseguinte essa diverge da compreensão individualista de analisar o mundo, defendida por Francis Bacon e René Descartes em seus estudos mecanicistas que promoveram avanços tecnocientíficos mas que na contemporaneidade é considerado obsoleto. E além desses conferirem uma especificação de uma assunto que proporciona uma percepção alienada da realidade, pois não ocorre a análise do "todo" mas apenas de uma "parte" do organismo.
       
O dialógo dos personagens, coordenador do Filme, explora a evolução do pensamento humano e expõe uma nova ideia da vida que permite a interpretação da interdependência e  da multifuncionalidade da natureza. Com isso, a obra de Fritjof Capra tende a conduzir novas correntes, como a ecológica e a holística, para a ótica do homem. Portanto, sem que esse fique restristo a uma visão pratiarcal ou reducionista, como exemplo a citação de Thomas Jefferson dita do no filme " É tolo uma sociedade apegar-se a velhas ideias em novos tempos, como é tolo um homem tentar vestir suas roupas de criança "

Concluindo com a máxima de Karl Marx " O homem é um ser social", que não consegue viver isoladamente mas que precisa da convivência com seus semelhantes para sobreviver.


Júlia Xavier Rosa da Silva- Direito Diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário