Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de agosto de 2012

Ruína atemporal.


    

  A guerra fria nunca terá vencedores. A supremacia ianque do capital, sem  o negrume da pólvora, fez e faz mais vitimas do que qualquer outra guerra fizera.    Ao se questionar se o capitalismo venceu, considere o fato de que mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, a falácia é evidente de viés irrefutável.
   O problema é evidente, sobre a solução, não se pode dizer o mesmo. O antônimo compositor da dicotomia do século XX recebeu o nome de comunismo, atual sinônimo de ineficácia e utopia, entretanto como podemos afirmar seu fracasso sem sua real instauração.
  Digo, criteriosamente, que nunca tivemos um governo comunista no século supracitado, nem mesmo uma democracia que honre o nome que tem na porção ocidental do globo.
   Assim como Marx, Bobbio nunca esteve tão certo, as formas de governo foram desvirtuadas e esvaziadas de valores axiológicos, são esqueletos formalísticos sem enchimento moral ou adereços de ímpetos praxistas.
   O “socialismo” soviético foi um capitalismo de governo, socialismo real nunca pressuporia separação entre governo e povo fazendo desses submissos às pretensões de  lideres egocêntricos e totalitaristas. Socialistas fazem o socialismo e não o inverso, não existe socialismo sem a mentalidade socialista advindo principalmente do eminente governante, não adveio. Ruiu.
   A democracia só existe como estrutura burocrática, ela só se faz lembrar quando “altruisticamente” pagamos impostos ou quando “cidadãos “ votamos, somos induzidos à aceitar as decisões sem delas participar, a escolha, geralmente não orientada, se faz aos moldes do direito divino dos monarcas,  confere-lhes falsa legitimidade. Não contestamos, ou se o fizemos são em esparsos momentos de cólera que logo se dissolvem ora no circo ora no pão. Ruí.
   Nós, titulares do poder, devemos dele nos empregar ao buscar soluções às patologias sociopolíticas que nos rodeiam. Marx não precisa mais de glosadores, precisa de atualizadores com novas alternativas e comprometimento, afinal não se ganha a guerra de hoje com as armas de ontem, um ontem não tão distante, de 9 de novembro de 1989.

“ Para ser marxista basta olhar para o mundo, para ter fé tem que olhar para o céu e imaginar que Deus está lá em cima.”
                                                                                                                           José Saramago 


Nenhum comentário:

Postar um comentário